Há poucas semanas falávamos sobre o racismo no futebol - post anterior - e ontem nos deparamos com a partida de Nelson Mandela, que dispensa maiores apresentações. Como singela homenagem a um dos maiores líderes políticos de todos os tempos, falaremos sobre o filme Invictus, que tem a direção de Clint Eastwood.
Invictus conta a história do primeiro ano do mandato de Mandela como presidente da África do Sul, quatro anos após sua libertação. O roteiro é de Anthony Peckham, baseado no livro "Conquistando o Inimigo" de John Carlin. Mandela acreditava no perdão como libertador da alma humana, sendo magistralmente interpretado por Morgan Freeman e tendo Matt Damon como o capitão da seleção sulafricana de rugby no filme.
Mandela percebe que mesmo com o fim do apartheid, a África do Sul ainda sofre com o racismo e com vários problemas econômicos. Na tentativa de unir a nação através do esporte, Madiba - como era chamado entre seu povo - incentiva o capitão do time a vencer o campeonato mundial de 1995.
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar".
(Nelson Mandela - 1918-2013)