quinta-feira, 24 de maio de 2012

Como medir - ou entender - a paixão de um torcedor?


Muitas pessoas que não acompanham futebol, provavelmente não devem imaginar o que se passa na vida de um torcedor antes, durante e depois de um jogo importante de seu time. É algo que é difícil de explicar, para não dizer inexplicável. Em suma, na vitória e na derrota, o clima é sempre marcado por muito, mas muito nervosismo. Aqui, nesse post, peço licença para reproduzir um “bate-papo” via mensagem de celular de dois amigos corinthianos: um assistindo o jogo em casa; o outro assistindo in loco, no Pacaembu. Acho que reflete bem, não apenas o que é ser corinthiano, não o que é ser torcedor fanático, mas sim aquele sujeito que ama seu time incondicionalmente. Para tal, mantive as mensagens originais. Me dei ao direito de publicar com palavrões, porque censurar um palavrão é perder a espontaneidade e a paixão do torcedor:

- Caralho! Acho que vou ter uma síncope. Nervoso que só a porra! Boa sorte pra nóiz! Pra cima do Vaxco TIMÃO!

- Tá foda! Tô nervoso pra cacete também...Cheguei faz meia hora no Pacaembu e já tomei uma latinha e um latão! Vai Corinthians!

- Vou deixar pra beber depois, porque do jeito que eu to, vou passar mal...(risos)

- Procurei um quente aqui e não achei...Que merda! (risos)Verdade...E a vontade de fumar? Ta foda também, vai aumentando o nervosismo.

- Somos dois então! Eu to confiante bagarai, mas não dá pra relaxar...

- Um Zé aqui tava vendendo Heinneken a 4 mangos. Já to na metade.

- Vai chapar o globo e não ver o jogo! (risos) Flu 1 x 0 Boca, ta quente pra caralho!

- To me sentindo levemente embriagado...Menos nervosismo e mais confiança nas subidas do Paulinho. To ouvindo uma rádio nova, Bradesco, 94.1...Riquelme acabou de bater falta né?

- Levemente embriagado é ótima! Isso mesmo,  jogo truncado e quente...

- Fila da porra viu? Ainda não consegui entrar no estádio. Ainda bem que pedi 10 mangos para a minha mãe e ela me deu 20. Vai dar até para comer um lanche na saída! (risos)

- (risos) Nem consegui jantar direito! Parece que sou eu que vou marcar o Éder Luís! Foi de Metrô ou de carro? Chegou fácil?

- Metrô de boa! Acabei de ver uma mancada: PM não deixaram um cara entrar com um cachecol. Jogou fora, maior dó. Depois do jogo dou uma olhada no lixo...(risos)

- Gol do Boca! El Tanque aos 45 minutos do 2º tempo!

- Pqp! Descolei um Marlboro! Flu se fodeu com gol do El Tanque. O “vim do futuro” ta dando certo! To sentindo meu pulmão encruar com esse Marlba vermelho, mas pelo menos ta acalmando! È teste para cardíaco amigo!

- Marlboro vermelho é altamente tóxico! (risos) Falta só 15 minutos. Espero que o time agrida o jogo inteiro e meta 2 gols no 1º tempo!

- Deus te ouça! Porque Deus é fiel!!! Ga-vi-ões Fiel!!!

- Que assim seja, aleluia, amém! (risos)

- Caraio! Ta cheio o estádio! Jogai por nós! A parte do Vice da Gama ta cheia também! FDP’s!!!  O Cássio ta aquecendo...Cacete ele é muito, mas muito mais alto que o Júlio César.

- 10 centímentros faz muita diferença! Espero que feche o gol e saia invicto hoje!

- Corrigindo, Peter Cássio! Temos até mosaico!

- To vendo! Legal pra cacete. Caraio que nervoso! A bandeira te cobriu aí? (risos)

- Cobriu, tradicionalmente, segundos depois a marofa subiu!

- Treina a semana toda pra bater a falta assim...(após falta bisonhamente batida pelo Alex)

- É foda! Tive que sair pra mijar. Ta foda esse jogo! Que houve com o Peter Cássio?

- O Danilo bateu com o braço no pescoço dele.

- Ta foda! Acho que podia entrar o Liédson...Faltam 45 minutos para a semi...

- Tem que meter gol logo. To passando mal pra caramba aqui!

- Vim do futuro! O gol saíra aqui na minha frente, no canto direito do Prass...Juizinho, hein?! Me manda a hora e quantos minutos ta?!

- 23h19, 14:30...

- Valeu! Esse juiz ta de foder!

- Encostou, ele dá falta!

- Pqp! Pqp! Pqp! Pqp! Pqp! (desespero após a defesa de Cássio no chute cara a cara com o Diego Souza e sucessiva cabeçada de Nilton no travessão)

- Alessandro ta de foder hoje! São Cássio! Juiz FDP!

- É muito sofrimento bicho!

- PQP! VOU MORRER AQUI CARA! (gol do Corinthians)

- Tamos na semi, caralho! (juiz apita o final do jogo)

- ACABOOOU PORRA! CORTARIA UM DEDO DA MÃO PRA TA AÍ! TO CHORANDO AQUI MANO!

- Pqp cara! Nem consegui comemorar direito. Perdi as forças e fiquei com o olho cheio de lágrima! É nóis porraaaaaa!

Parafraseando Mauro Cezar Pereira, comentarista de futebol do canal ESPN, o futebol é a maior invenção do homem e não dá para entender alguém que não goste de futebol.



Nenhum comentário:

Postar um comentário