terça-feira, 1 de maio de 2012

Dica de Leitura #2


Enquanto nossos blogueiros estão aproveitando o feriado pelos quatro cantos do mundo, vamos falar hoje um pouco sobre o dia do trabalhador e sua relação com o futebol.

Sabemos que muitos times tem em sua origem o fato de terem sido criados pela união de trabalhadores, como operários, metalúrgicos, assim por diante. Temos o Operário Futebol Clube, de Campo Grande-MS, como um exemplo dentre milhares de times espalhados pelo mundo, que começaram como uma simples diversão de colegas de trabalho e, mais tarde, vieram à profissionalização do esporte.

Outro time formado por trabalhadores, nesse caso de uma padaria, é o Dínamo de Kiev, na Ucrânia. A particularidade deste time está na nossa dica de leitura: Futebol e Guerra, de Andy Dougan.

Com a ocupação nazista, o time passa a se chamar F.C. Start. Para tentar se manter a normalidade em um país ocupado, os nazistas permitem a realização de um campeonato em plena II Guerra Mundial. Portanto, assistir a uma partida de futebol era uma das poucas formas encontradas para se divertir e esquecer um pouco das mazelas decorrentes de uma guerra.

O Start virou uma sensação, pois passara a ganhar suas partidas, porém, todos contra times locais. Até que, numa série de vitórias contra times alemães, a situação se complica. Num revanche contra o Flakelf, time formado pela Luftwaffe (força aérea alemã), mais uma vitória ucraniana. Porém, o que deveria ser motivo de orgulho para aquela "sub-raça", virou motivo de preocupação, já que a derrota alemã certamente acarretaria em algum tipo de represália.

O resultado dessa partida emocionante, de meros trabalhadores com talento para o futebol, defendendo as cores de sua pátria, você encontra nas melhores livrarias. Boa leitura!

FUTEBOL E GUERRA
Andy Dougan
Editora Joge Zahar

Nenhum comentário:

Postar um comentário