sábado, 1 de setembro de 2012

Torcer é viver?

Talvez a maior característica de um torcedor seja transferir suas expectativas para o time pelo qual ele torce, ou seja, se vence ele se sente o melhor ser humano do mundo, se perde, sua auto-estima decresce de maneira muito considerável.

E sempre tem aquele discurso pronto na derrota: "ah! mas não era eu que tava em campo" ou "eles ganham milhões, treinam todos os dias e fazem isso???" Porém basta ganhar um jogo e alguns lançam suas "metralhadoras de "chupas" para todo o lado, com brincadeiras, provocações, algumas às vezes podendo ultrapassar algum limite.

É a atitude certa de um torcedor? Mover-se cega e unicamente pela paixão e esquecer da própria vida? Não é querer fugir dos problemas que fazem parte da vida simplesmente escondendo-se atrás de uma camisa de um time de futebol?

Nem sempre as coisas acontecem do jeito que queremos, mas enfrentar os percalços de alguma maneira ajuda no amadurecimento e o esporte torna-se algo mais prazeroso, ainda que haja derrotas, mas deixa de ser a válvula de escape que mascara alguma situação pessoal.

A vida é para ser vivida e o futebol faz parte dela. Faz parte, não é ela. E criar expectativas que dependem da realização de outras pessoas para nos satisfazer não é o melhor caminho. Torça pelo seu time, viva a sua vida e seja feliz.

Um comentário: