segunda-feira, 4 de junho de 2012

Eurocopa 2012


O segundo campeonato de seleções mais importante do mundo começa essa semana. Dia 08 de junho, as 18h, será dado o pontapé inicial. O jogo de abertura será entre um dos países-sede a Polônia, contra a penúltima campeã européia que foi a Grécia. Além da Polônia, Ucrânia é o outro país que sediará parte dos jogos da competição.

O regulamento é simples: dezesseis seleções, divididas em quatro grupos, com quatro equipes cada um. As duas melhores equipes de cada grupo se classificam para as quartas-de-finais, em jogos únicos e daí até a grande final, no dia 01 de julho em Kiev, na Ucrânia.

Aqui fazemos um balanço de cada um dos grupos e palpites de classificados:

Grupo A
Time                           Posição na FIFA                    Craque do time
Polônia                                    65                               Lewandowski
Grécia                                     14                               Kostas Katsouranis
Rússia                                     11                               Arshavin
Republica Tcheca                    26                               Petr Cech

É um grupo complicado de fazer alguma previsão, porque apesar da Polônia ser a pior ranqueada pela FIFA, joga em casa e com apoio da torcida, além de contar com bons jogadores jovens que fazem sucesso nas ligas européias. A Grécia é um time que joga retrancado e no contra-ataque e foi a campeã em 2004. A Rússia tem revelado bons jogadores e tem uma liga nacional bastante forte e tem tido times competitivos nas copas européias. A República Tcheca sempre teve o estigma de possuir boas equipes e que joga um futebol agradável de ver, mas não tem tido sucesso nos torneios que disputa. Palpites: Rússia e Polônia.

Grupo B
Time                           Posição na FIFA                    Craque do time
Holanda                                  04                               Van Persie                              
Dinamarca                               10                               Eriksen
Alemanha                                02                               Schweinsteiger
Portugal                                   05                               Cristiano Ronaldo

É o chamado grupo da morte desta Eurocopa. Nunca, em nenhum torneio oficial de seleções, caíram em um grupo seleções tão bem ranqueadas. A Holanda foi vice-campeão mundial e conta com inúmeros craques que a sempre credenciam ao título. A Dinamarca causou péssima impressão após uma derrota para o Brasil, em amistoso realizado semana passada. A Alemanha vem credenciada como favorita, contando com um ótimo trabalho que vem sendo realizado desde as eliminatórias para a Copa de 2010. E por fim, Portugal deposita em Cristiano Ronaldo e sua temporada espetacular pelo Real Madrid, todas as esperanças de conquistar a Europa pela primeira vez. Palpite: Alemanha e Holanda.

Grupo C
Time                           Posição na FIFA                    Craque do time
Espanha                                  01                               Xavi
Itália                                        12                               Balotelli
Irlanda                                     18                               Robbie Keane
Croácia                                   08                               Danijel Pranjic

Não há o que se falar da Espanha: campeã européia e mundial. A Itália sempre tem de ser apontada como favorita; no entanto, o escândalo envolvendo apostas e resultados manipulados por jogadores podem atribular o ambiente e prejudicar a Azurra. A Irlanda vem de um bom trabalho e joga em um ferrolho e apostando em contra-ataques e vai dar trabalho para os adversários. Por fim, a Croácia que herdou o bom futebol da antiga Iugoslávia e já surpreendeu em Copas do Mundo. Palpite: Espanha e Irlanda (zebra da primeira fase).

Grupo D
Time                           Posição na FIFA                    Craque do time
Ucrânia                                   49                               Shevchenko
Suécia                                     17                               Ibrahimovic
França                                     16                               Ribery
Inglaterra                                 07                               Rooney

A Ucrânia também possui bons campeonatos e equipes que fazem boas campanhas nos campeonatos europeus; muito bem estruturada no jogo defensivo, conta com o experiente Shevchenko (que se aposentará ao fim da Euro) como diferencial para uma boa campanha. A Suécia já deu trabalho ao Brasil em duas Copas do Mundo e sempre teve bons jogadores em sua seleção; ultimamente não tem tido bons resultados em torneios internacionais. A França é sempre um time que chega como quem não quer nada e acaba surpreendendo; apesar de não viver mais seus tempos áureos é uma equipe a ser observada. A Inglaterra quer voltar a ser grande e conta com um selecionado cheio de estrelas; no entanto, não contará com Rooney que cumprirá dois jogos de suspensão e pode prejudicar o English Team. Palpites: França e Inglaterra.

Após o fim da primeira fase, voltaremos a falar da Euro-2012, conferindo os palpites, os enfrentamentos nas quartas-de-finais, e os palpites para os jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário