domingo, 3 de junho de 2012

Tigres por metro quadrado

Seguindo o gancho "animal" do último post, passo agora a tentar uma análise dos "tigres" por metro quadrado nos times da primeira divisão do campeonato brasileiro de 2012.
Primeiramente, o que ou quem são os jogadores que podemos denominar de "tigres"?
Seguindo uma definição da gloriosa Wikipédia, "o tigre (Panthera tigris) é um mamífero da família dos Felinos ou Felídeos. É um dos quatro 'grandes gatos' do gênero Panthera". Essa seria exatamente a definição que procuramos? Não. Mas já temos uma pequena ligação. Pantera. Não, nada a ver com a "Mulher Pantera". Prossigamos.
A definição encontrada online no "Dicionario Informal" se encaixa no nosso caso: "conjunto de pessoas de baixo nível (não necessariamente econômico). O termo pode ser substituído por 'chinelagem', 'bagaceirada', 'rafuagem'". Perfeito. Assim, o jogador "tigre" seria aquele que não "honra" direito o clube, que não cumpre com os treinos regularmente, falastrão, rodado... Um bom exemplo: Donizete Pantera. Parece que esse cidadão já era predestinado quando escolheu a alcunha. Passou por 13 times, incluindo o Tigres, do México, em 2000.

O Pantera só por comemorar os gols "felinamente" e tirar a foto acima, já merece o título de tigre. 

Bom, mas qual então seria o time que ostenta a maior "tigrada"? Como exemplo de "chinelagem" apresento um Top 9:

9 - Cruzeiro (7)
Um time que tem Bobô (aqueeeeeele) não poderia ficar de fora. A tigrada criada em Belzonte chega a 7 exemplares: Bobô, Souza, Roger, Marcelo Oliveira, Tinga (pois é), Alex Silva e Leandro Guerreiro. Um meio campo com Leandro Guerreiro, Tinga, Souza e Roger mete muito medo... na torcida celeste.

8 - Atlético Mineiro (8)
Por muito pouco o Galo ficou "melhor" colocado que o co-irmão. O plus alvinegro foi graças a animação e às cismas do técnico Cuca, que não permite, por exemplo, que o ônibus do time dê ré com os atletas dentro, já que tal prática traria má sorte. Porém, os grandes artistas que garantiram a posição graças à felinidade foram: Triguinho, Jr. César, Richarlyson, Mancini, Dudu Cearense, L. Donizete, André e Jô.

7 - Fluminense (8+)
O time tricolor conta com 8 tigres em seu elenco: Rafael Sobis e Moura, Thiago Neves, Jean, Edinho, Carleto, Leandro Euzébio e Gum. O tigre alfa desse bando me parece ser o Thiago Neves, que está mais rodado no Rio de Janeiro que uma Ford Belina.

6 - Botafogo (8++)
A estrela solitária assim como seus amiguinhos do RJ está entre os 9 "mais". Marcio Azevedo, Fabio Ferreira, Marcelo Mattos, Maicosuel, Elkeson, Andrezinho, Fellype Gabriel e Vitor Jr. garantem o sexto lugar. O desempate com o Fluminense, já que ambos possuem 8 felinos, se deu graças a Fabio Ferreira cabelo de vassoura e  Fellype Gabriel, que já foi chamado de Kaká do Canindé em sua passagem pela Portuguesa.

5 - Bahia (8+++)
Marcelo Lomba, Coelho, Gerley, Morais, Zé Roberto "Cachaça", Lulinha, Souza e Junior "Diabo Loiro". Esse mal precisam explicação para o desempate mas vamos lá. Goleiro, os dois laterais, três meias e dois atacantes. O Bahia está nessa posição no ranking porque esses atletas são na maioria dos jogos todos titulares.

4 - Grêmio (9)
O forte do "imortal" sempre foram os jogadores mais voluntariosos. Parece que com o "pojeto" do comandante Luxa a coisa virou. Zé Roberto, aquele que jogou no San7os está chegando. Victor, Gabriel, Pará, Gilberto Silva, Léo Gago, Marquinhos, André Lima, Kleber e Marcelo Moreno já estão contabilizando 9 na tigrada tricolor. Nessa toada é bem capaz de ultrapassar em pouco tempo o irmão colorado. E ainda tem o Emerson na comissão técnica...

3 - Inter (10)
Muriel, Bolivar, Indio, Kleber, Nei, Giñazu, Sandro Silva, D'Alessandro, Dagoberto, Gilberto.
Caso parecido com o do Bahia, com a diferença de que alguns desses tigres resolvem. Fernandão é diretor... Dá pra levar a sério?

2 - Vasco (11)
Como não poderia ser diferente, o Vasco foi vice. Juro que não foi proposital. Quando vi que seria um top 9, já no final do post e estava reescrevendo as posições vi o acontecido. Prass, Renato Silva, Thiago Feltri, Fagner, Nilton, Eduardo Costa, Felipe, Diego Souza, Carlos Alberto, Eder Luis e Alecsandro. Merecido. Contra o Corinthians pela Liberta chegou um momento em que 8 desses feras estavam juntos em  campo. Chega a dar dó do Juninho Pernambucano que cansou no jogo, já que teve que levar essa alcateia a reboque.

1 - Flamengo (11+)
"Flamengo é Flamengo". Só isso já justifica a medalha de ouro. O time pelo jeito tem a filosofia da "rafuagem" no estatuto do clube e em uma placa na sala da inigualável Patricia Amorim. Dos tigres que fazem alguma coisa pelo time apenas Vagner Love se salva. Esse aliás é tigre apenas no estilo de vida, já que não é tão falastrão ou irresponsável nos treinamentos. O caso MSI/Corinthians, quando o "artilheiro do amor" chegou a dar coletiva como contratado, também contribui. Segue a lista completa da tigrada do "mais querido", o "maior do mundo" em relação à felinidade. Felipe, Léo Moura, Airton, Ibson, Deivid, Renato, Maldonado, Diego Mauricio "Droguibinha", Negueba, Kleberson, Vagner Love. Só não conseguiu ser mais lider ainda porque o Ronaldinho foi embora...

Menção Honrosa - Barueri
Thiago Gentil, Jorge Preá, Marcelinho Paraiba, Alê, Ronaldo Angelim, Fernando (irmão do Carlos Alberto), Tadeu (ex-Palmeiras) e Jobson. Sem mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário