sábado, 30 de junho de 2012

Dica de Leitura #4

Numa narrativa de tirrar o fôlego, este livro acompanha a saga de tradicionais famílias de vinicultores franceses que impediram os nazistas de roubar um de seus símbolos mais genuínos: o vinho. Usando de incríveis artimanhas - como a construção de paredes com teias de aranha para esconder safras preciosas, sabotagens de trens que transportavam vinhos para a Alemanha - os produtores de vinho formaram uma espécie de Resistência paralela a fim de proteger a economia da França e preservar um de seus prazeres mais inebriantes e diletos.

Baseado em 3 anos de pesquisas e entrevistas com testemunhas que sobreviveram a estes fatos, VINHO & GUERRA lança luz sobre um capítulo comovente e pouco conhecido da história, prestqndo tributo a pessoas estraordinárias que, num sentido muito real, salvaram o espírito da França.

O livro também mostra a ação da resistência francesa nas zonas vinícolas da França, com as constantes sabotagens que tanto irritavam os alemães. Sem falar nos produtores de vinho que ajudam a resistência. Uma das histórias do livro fala sobre um produtor de vinho francês que precisava levar uma encomenda de vinho até a zona livre (ou zona não ocupada). Em algumas de suas viagens, levava pessoas escondidas em seus barris de vinho até a zona livre, para de lá fugirem para Londres, para juntar-se às Forças Francesas Livres, comandadas pelo general Charles de Gaulle.

Uma dica ótima para esses tempos frios, acompanhada, claro, de uma bela taça de vinho... francês. Boa leitura e boa degustação! 

VINHO & GUERRA
Don e Petie Kladstrup
Editora Jorge Zahar
254 páginas

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Eurocopa 2012 - A Grande Final


Eis que depois de quase um mês de partidas boas e ruins, a Eurocopa chegou a seu momento decisivo. Domingo, dia 1º de julho de 2012, conheceremos a melhor seleção da Europa. Quem tem acompanhado o nosso blog perceberá que nossa bola de cristal falhou nas previsões. Ao invés de Portugal e Alemanha, classificou-se Espanha e Itália, a grata surpresa do campeonato. Vamos à análise das equipes e os prognósticos para a Grande Final:

Espanha x Itália: apesar de todos acharem CR-07 um tanto mascarado, sua fala após a disputa de pênaltis refletiu bem o que foi o jogo que classificou a Espanha para as finais: injustiça! Não que eu não goste do futebol espanhol, muito pelo contrário. Mas a partida semifinal foi toda de Portugal e a Fúria não conseguiu implantar seu estilo de jogo. Falta um matador a altura de craques como Iniesta, Xavi e David Silva. Portugal jogou melhor e merecia melhor sorte, mas futebol não é apenas sorte e também faltou um pouco de tranqüilidade aos lusitanos para concluir a gol. Já a Itália é a grande surpresa da Euro: chegou desacreditada e com muitos problemas internos. Todos apontavam para o problema da alta média de idade e como isso poderia refletir no futebol da seleção. Contra todos os prognósticos, a Azurra derrubou a seleção sensação da Euro, a Alemanha que começou massacrando, mas que, no entanto, se perdeu após o primeiro gol de Balotelli. Contando com excelente atuação de Buffon e com o endiabrado Balotelli em dia inspirado, passou o trator sobre o ótimo time germânico e chegou a final embalada. A Espanha chega como favorita, por ser a atual campeão, mas sob desconfiança pela atuação pífia nas semifinais. Já a Itália chega forte e com pinta de que vai aprontar para cima de mais um adversário tido por favorito. Palpite: Itália.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Eurocopa 2012 - Semifinais


Findaram-se as quartas de finais da Eurocopa 2012. Quem acompanha o blog percebeu que acertamos todos os palpites para semifinalistas. O gargalo está afunilando e domingo próximo veremos quem será a melhor seleção da Europa. Vamos as apreciações dos jogos semifinais e os já tradicionais palpites.

Espanha x Portugal: a Fúria passou pela França por 2x0, com excelente atuação de Xabi Alonso. Manteve seu futebol de muita posse de bola e troca de passes, mas com muito pouca objetividade. A seleção espanhola mantém a bola sob seu domínio, mas arremata pouco a gol o que pode ser um grande problema em jogos equilibrados. Portugal começou a Euro pouco convincente e com CR-07 atuando abaixo da expectativa. Entretanto, a partir da última rodada da primeira fase o craque lusitano desencantou e desequilibrou para a seleção portuguesa e deu gás novo a equipe. Portugal classificou-se no chamado “grupo da morte” e chega forte na semifinal ibérica. Palpite: Portugal.

Alemanha x Itália: a Alemanha é o time que tem o futebol mais objetivo e mais agradável de assistir nessa Eurocopa. O time germânico joga um futebol de marcação adiantada e que sufoca o adversário. É uma equipe que chegou à Polônia/Ucrânia com o status de favorita e vem confirmando os prognósticos. Já a Itália chegou cheia de problemas extra-campo, com um time envelhecido e questionado. Mostrou força ao empatar com a Espanha e pela excelente partida feita contra o ferrolho inglês. Apesar do empate no tempo normal e na prorrogação foi muito mais incisiva e merecia melhor sorte no tempo normal. Tem também o melhor jogador da competição até o momento, o meio-campista Pirlo que vem fazendo a diferença. Palpite: Alemanha.

Afinal, é a Final!!!


Olá amigos, leitores assíduos do nosso blog, podem estar se perguntando: vocês não falar do Campeonato Brasileiro? Ora, meus caros, eu lanço uma devolutiva: é possível falar agora em outra coisa que não sejam as finais da Libertadores e da Copa do Brasil?

Os corintianos tem hoje a maior partida de suas histórias, enquanto que, na semana que vem, os palmeirenses tem a chance de voltar a galeria de grandes campeões e dissipar a crise que os assola há mais de uma década.

E os demais torcedores? Resta torcer, contra ou a favor. Ou, na melhor das hipóteses, para que seus problemas sejam resolvidos rapidamente. O sãopaulino anseia por um novo técnico, já que não consta mais com Leão, que fora contratado para ficar 2 meses e ficou por 8, ou seja, já tava fazendo hora extra. O santista quer esquecer a eliminação na Libertadores e recuperar a boa fase do time que, querendo ou não, vai de acordo com a fase de Neymar.

Quando acabarem essas finais, começa de fato o Campeonato Brasileiro, ao menos para os dois times paulistas finalistas. Esperamos que não seja tarde demais, pois, em caso de fracasso na conquista dos títulos, ficará muito difícil conseguir alguma coisa também no Brasileirão. Até a próxima!


segunda-feira, 25 de junho de 2012

Taça Libertadores da América 2012 - A Grande Final


Falando das finais da Libertadores. Um time fazendo sua estréia em finais. Outro, um time tarimbado, com dez finais disputadas e seis títulos conquistados. Um time sem muita tradição em torneios internacionais. Outro, o time mais tradicional da América do Sul e temido por todos seus adversários.

Corinthians x Boca Juniors

Brasil e Argentina inteiros ligados no jogo mais esperado do ano, na América do Sul. Corinthianos contra o resto do Brasil. Xeinezes contra o resto da Argentina.

Não há como inferir um favorito. Ninguém duvida que será um jogo equilibradíssimo e decidido nos pequenos detalhes, como diriam algumas figuras da crônica esportiva.

O Boca possui um grande craque, jogador respeitado e temido pelos seus companheiros de profissão: Riquelme. Além disso, possui um time com jogadores cascudos e acostumados a decisões e jogos importantes.

O Corinthians, por sua vez, não possui nenhum grande craque. Sua força está no conjunto e na boa fase de alguns de seus atletas, como Sheik, Danilo e Paulinho. Apesar de nunca ter decidido um torneio continental, tem jogadores cascudos também e parece um time pronto para decidir.

O Boca vem da ressaca por ter perdido o título do Torneio Clausura, terminando em quarto legal. O Corinthians vem animado pela vitória contra seu maior rival na última rodada do Campeonato Brasileiro e por ter desclassificado, o até então, melhor time do Brasil na Libertadores.

Não há favoritos, mas aposto na força coletiva do time alvinegro.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Eurocopa 2012 - Quartas de Finais


A primeira fase do segundo campeonato de seleções mais importante do mundo chegou ao fim, e ontem iniciou sua segunda fase. Não fomos tão bem aos palpites, acertando apenas quatro das oito seleções que passaram as quartas-de-final. Acertamos Alemanha, Espanha, França e Inglaterra: só as barbadas!

Agora são os mata-mata, ou melhor só os mata. Eliminatórias em jogos únicos. Vamos à elas:

Chave 1:

República Tcheca x Portugal: uma partida que não previmos para a segunda fase. Depois de levar um sonoro 4x1 da Rússia, ninguém apostava na seleção Tcheca. Classificou-se em primeiro do seu grupo e foi uma das surpresas da primeira fase. Portugal é uma seleção forte, que fica melhor quando Cristiano Ronaldo está inspirado. Pouca gente apostava nos lusitanos, pois caíram no grupo da morte e a lógica apontava para a melhor seleção da Euro – a Alemanha – e a vice-campeã mundial Holanda. Mas a campanha pífia do time bávaro e a partida inspirada de CR-07 na última rodada, colocou a seleção portuguesa nas quartas. (PS: Portugal ganhou da República Tcheca por 1x0, em jogo duro em que CR-07 desequilibrou). Palpite: se tivesse escrito o post antes do jogo, apostaríamos em Portugal.

Espanha x França: o time espanhol classificou-se jogando seu futebol de posse de bola e poucos arremates. Sofreu e por pouco não saiu desclassificada. Graças a defesa magistral de Casillas e gol de Jesus Navas ao final do jogo, a Espanha classificou-se sobre a Croácia. A França vinha fazendo uma campanha sólida, mas levou um sacode da seleção sueca e por pouco não se classificou também. As duas seleções, apesar de elencos fortes, chegam de certa forma, contestadas. Apresentaram um futebol bem aquém daquilo que era esperado. Palpite: Espanha.

Chave 2:

Alemanha x Grécia: a Alemanha é a seleção que tem apresentado o melhor futebol da Eurocopa e é apontada como a grande favorita do campeonato. Já a Grécia é a outra surpresa, assim como a República Tcheca. Jogo aquele futebol pragmático, de muita marcação e contra-ataques. Pode complicar para a Alemanha, pois a entrega defensiva do time grego é fora do comum. Se o time alemão manter a toada, entretanto, tem tudo para passar o carro. Palpite: Alemanha.

Inglaterra x Itália: enquanto que a Inglaterra sofreu com a ausência do Rooney e passou por dificuldades contra a Ucrânia, que teve um gol mal anulado que poderia mudar a história da partida. A Itália, atribulada com prisões na concentração, escândalos de arranjo de resultados no Cálcio e com Balotelli trazendo alguns problemas para o ambiente, classificou-se com uma boa vitória contra a Irlanda e com o polêmico jogador italiano marcando o gol mais bonito da competição. Chega embalada e com boas chances contra um time inglês que pouco mostrou futebol. Palpite: Itália.

Taça Libertadores da América 2012 - Semifinais


Primeiramente gostaria de pedir desculpas pela falta de posts meus nos últimos 10 dias pelo menos. Sabem como é: final de semestre chegando, responsabilidades aumentando, pouco tempo para Futebol, História e Futilidades; não o blog, que tenho acompanhado todas as postagens, mas para escrever sobre.

Falarei aqui das semifinais da Taça Libertadores da América 2012. Para quem tem acompanhado o blog, viu que acertamos os dois finalistas: Corinthians x Boca Juniors (falando disso, me lembrei que tenho de escrever sobre a Eurocopa 2012, já que se findou a primeira fase, começaram as quartas de finais e não publicamos nada).

Vamos as considerações acerca das semifinais (amanhã comentários sobre a grande decisão):

Corinthians x Santos (1x0 e 1x1): em ambos os jogos, a tônica foi do Corinthians fazendo uma marcação forte no time santista, que controlou a posse de bola, mas que pouco levou perigo a meta corinthiana nos dois jogos. Enquanto Rafael se desdobrou em boas defesas, a bola pouco chegou ao gol de Cássio. A vantagem conquistada na Vila Belmiro, com belo gol do Emérson Sheik dificultou as coisas para o Santos. Com Neymar e Ganso pouco inspirados nos dois jogos, o time da baixada santista teve esperanças com o gol do camisa 11 em um lance fortuito. O gol acordou o time de Parque São Jorge que se limitava a cozinhar o galo até então, que começou a pressionar. Logo no começo do segundo tempo, Danilo fez o gol que colocou o Timão na final inédita.

Universidad do Chile x Boca Juniors (0x2 e 0x0): como dissera no post anterior, a camisa do Boca pesa demais. Apesar de La “U” possuir um estilo ofensivo e bonito de assistir, sentiu a pressão em La Bombonera e levou dois gols, que seria muito difícil de reverter em Santiago. O Boca não é mais o time de outrora, mas é o Boca: tem tradição e força. Fez valer o mando de campo, fez uma boa vantagem: aí, foi acertar o sistema defensivo para o jogo do Chile e cozinhar o galo. Ainda teve a chance de vencer a partida com uma bola de Riquelme, que bateu caprichosamente no travessão. Adversário duro para o Corinthians na final.

Palestra na final!




Boa noite amigos,

Inicio minha participação no blog nesse momento de emoção. Meu Palestra está na final da Copa do Brasil e embora isso não signifique absolutamente nada, tenho certeza que todos palestrinos se emocionaram com a classificação de hoje.
Ultimamente não tem sido fácil torcer para o Palmeiras. Acho que desde aquela briga em 2009 entre o zagueiro Maurício e o Obina que nunca foi nem será melhor que o Etoo que as coisas desandaram bruscamente. Andamos por aí descrentes com qualquer possibilidade de título e aflitos até a alma com toda a sujeirada que há na diretoria do nosso clube de coração.
Deixei de ir aos estádios, deixei de comprar artigos do clube e qualquer coisa que envolvia a Sociedade Esportiva Palmeiras eu encarava com grande pessimismo. Mas na noite de hoje algo mudou. Acompanhei o jogo contra o Grêmio acompanhado por uma apreensão que há anos eu não sentia e sinceramente não sei por qual motivo estou tentado a ir ao estádio no jogo final da Copa.
Hoje tivemos em campo um time com qualidade técnica pífia. Porém, nosso time, geralmente sem propósito, demonstrou coragem e vontade de vencer maior do que qualquer desavença com aquele atacante traidor e com o ex-técnico responsável por nosso rebaixamento em 2002, o que na minha opinião não pode faltar a um time que quer ser campeão de qualquer coisa.
Embora a situação no Brasileirão seja das piores, o momento agora deve ser de apoio e confiança dos torcedores, seja na experiência do Felipão, na qualidade do Pirata ou no talento de Valdívia (ex-mago) que estamos procurando até agora.
Podemos perder esse título, mas tenho fé de que a nossa torcida vai fazer uma bela festa no jogo da final e que sairemos de lá de cabeça erguida, independente do resultado.

Desculpem o desabafo, precisava dividir isso com vocês.
Forte abraço.

"Nada vai mudar o nosso amor
Nada vai mudar esta paixão
Palmeiras minha vida é você
Tu és quem mora no meu coração
Por isso eu sou feliz, por isso eu canto forte
Te amo meu verdão
Te amo meu verdão
Te amo até a morte"

terça-feira, 19 de junho de 2012

COR x SAN, 20/06/12. O jogo mais importante da história do Corinthians?


Bom, para mim, se contar os jogos que tenho a oportunidade de ver, é o mais importante. 

Em 90, além de não lembrar, ainda não torcia para o Corinthians. Contrariando boa parte dos torcedores, quando criança torcia para a Portuguesa, por influência do meu padrinho, que me levava ao Canindé. Comecei a torcer para o Corinthians quando já era cavalo, com 14, 15 anos. Escolhi o time sim. Ano de 2002.

Naquele ano o Corinthians tinha aquele time do Parreira, com "o melhor lado esquerdo do mundo", com Kleber, Ricardinho e Gil. Acho que naqueles tempos o futebol estava mais interessante que hoje, com muito menos frescura por parte dos atletas. As provocações tinham mão tripla, já que ao menos os torcedores dos times da capital tinham motivos para exaltar seus clubes. O Palmeiras ainda vivia da ressaca da Libertadores, o São Paulo era freguês do Corinthians mas chegava e o Santos vinha montando um time com Diego e Robinho para não "cair", segundo seu técnico, Leão.

Voltando à questão da importância do jogo, um dos primeiros "daqueles" após minha decisão de "virar a casaca", já foi importante, o da Copa do Brasil. Uma peleja tensa, com resultado apertado. Praticamente um batismo de fogo para o novo integrante fiel. Em seguida, veio o Rio-São Paulo. Mais jogos complicados contra o time da Vila Sônia. 

Claro que nem só de vitórias vivi. Em 2006, assisti no Pacaembu a derrota para o River nas oitavas de final da Libertadores. Esse jogo merece uma postagem especial, vou conversar com o Martins uma postagem conjunta, já que ele também estava no Pacaembu nesse dia.

Em 2009, a importância dos jogos mudou de foco. Não era mais o campeonato que importava, e sim quem estava em campo. O maior jogador que vi, Ronaldo.
Ter a honra de ver o Fenômeno em campo era algo incomparável. Acompanhado de títulos então...

Faz duas semanas que comprei o ingresso para amanhã. Já estou nervoso desde o jogo contra o Vasco, o qual também assisti no Pacaembu. Ontem, meu nervosismo começou a se manifestar "apenas" em 24 horas do dia, e não mais apenas quando eu "lembrava" do jogo. Amanhã devo quase morrer do coração.

Como disse no último domingo após o jogo de society comentado no post anterior, sairei do Pacaembu chorando de qualquer jeito. Se classificarmos, lágrimas de emoção devido à final inédita. Se não classificarmos...

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Futebol com os Amigos

Ontem nosso grupo de blogueiros e outros amigos se reuniram para um futebol society aqui na cidade de São Paulo, como fazemos pelo menos uma vez por mês. Geralmente são os colegas de faculdade que acabam trazendo seus pais, irmãos e outros amigos, alguns trazem as respectivas namoradas, para jogar ou simplesmente assistir a beleza de futebol que nós praticamos.

Futebol é um esporte de contato, de pegada mais forte, toda aquela história que a gente já está acostumado a ouvir. Sempre tem gente querendo ganhar no grito e tudo mais, o que é naturalmente explicável, porém, quando a vontade de vencer vem seguida do desrespeito e da falta de bom senso, aí o futebol perde muito da sua principal característica e do que realmente estamos dispostos a fazer, que é a curtição e a descontração. 

Nós usamos o futebol como válvula de escape, como uma maneira de aliviar um pouco o stress da semana, do caos que é morar numa cidade grande e para estreitar os laços de amizade entre os colegas de faculdade e as nossas famílias, tornando isso uma unidade. 

Tirar sarro da cara de alguém, fazer um lance bonito ou um belo gol e brincar com isso é muito divertido, mas sair xingando todo mundo porque não ganhou um lateral ou qualquer outra coisa ridícula é, realmente, ridículo, não há outra explicação.

E, na realidade, nossa proposta em reunir uma galera para jogar bola nada mais é que um belo pretexto para tomarmos cerveja e darmos risada contando causos sobre futebol, história e futilidades, pois daí que surgiu a ideia para nosso blog, como dissemos no primeiro post, lá atrás.

Então, você leitor, que sempre nos acompanha, fica a dica: divirta-se intensamente, mas procure atingir o bom senso. A alegria do futebol está nas pessoas que o praticam, assim como a alegria de viver. É isso.

p.s: como estávamos jogando bola ontem, mostraremos apenas a tabela do brasileirão, pois ninguém parou pra ver nenhum jogo, rs.


sexta-feira, 15 de junho de 2012

Copa do Brasil 2012 - Semifinal

Se o futebol paulista anda mal das pernas no Campeonato Brasileiro, na Copa do Brasil a situação é completamente oposta, São Paulo e Palmeiras encaminharam muito bem nessa semana suas respectivas vantagens rumo à grande final.

Na quarta-feira, o Palmeiras enfrentou o Grêmio em Porto Alegre e, para espanto até do mais otimista torcedor, jogou como há muito tempo não se via, fazendo Felipão ter seus lampejos de grande técnico que o consagrou mundialmente. Com uma dedicação tática impecável de seus comandados e uma boa dose de sorte, indispensável para quem deseja ser campeão, Scolari inovou ao escalar o zagueiro Henrique como primeiro volante, o que fortaleceu o time na parte do desarme e deu mais qualidade na saída de bola, coisa que Márcio Araújo deixava a desejar já há um bom tempo. E, mesmo com a estratégia de segurar o empate com o Grêmio praticamente o jogo todo, foi agraciado com 2 gols de Mazinho 'Messi Black' e Barcos 'El Pirata', trazendo uma enorme vantagem para o jogo de volta.

Já o São Paulo também enfrentou muitas dificuldades durante o jogo todo, com um Coritiba muito fechado, disposto apenas a explorar os contra-ataques. A situação tricolor ficou pior quando o zagueiro Paulo 'Polêmico' Miranda - sempre ele -  foi expulso ao receber o segundo cartão amarelo. Jogando com um a menos, ainda viu uma bola do time paranaense explodir em seu travessão, deixando apreensivo os mais de 40 mil que estavam ontem no Estádio do Morumbi. Mais ainda quando estes viram Luis Fabiano perder um gol cara-a-cara com o goleiro Vanderlei. Mas, quando tudo indicava que seria 0x0, Lucas fez o gol que dará a vantagem do empate no jogo da semana que vem no Couto Pereira.

Como a grande caixa de surpresas que dizem que o futebol é, não podemos cravar com veemência que Palmeiras e São Paulo já são os finalistas, porém, caso isso ocorra teremos uma final sensacional, de dois times que buscam retornar à glória de tempos passados, assim como seus respectivos treinadores. Para isso, precisarão jogar como nunca na semana que vem e nós estaremos aqui para contar mais este capítulo da história. Até lá!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Campeonato Brasileiro 2012 #4

O  nosso último post tratou especificamente da situação dos times paulistas no Campeonato Brasileiro, que ainda continua crítica. Porém, hoje faremos um panorama geral sobre os outros times, para contemplar nossos leitores dos outros Estados brasileiros e também aqueles que acompanham o blog em diversas parte do mundo.

Na 4ª rodada ainda temos a supremacia carioca com o Vasco invicto, após visitar o Bahia e ganhar de 2x1 com dois golaços de Juninho Pernambucano e Diego Souza. O Atlético Mineiro é o segundo, ganhando do Palmeiras em São Paulo, na estreia de Ronaldinho Gaúcho, de 1x0, gol de Jô. O Grêmio bateu o Corinthians por 2x0 no Olímpico, ficando em terceiro lugar e o Inter completa o G4 ao empatar no Engenhão com o Fluminense.

No clássico paulista, São Paulo derrota Santos por 1x0, gol do contestado zagueiro Paulo Miranda, seria a redenção? A Portuguesa também conquistou uma vitória importante, sendo juntamente com o tricolor, os dois únicos paulistas a vencerem no campeonato até agora.

Dos times nordestinos, vitória do Náutico sobre o Botafogo nos Aflitos e derrota do Sport para o Cruzeiro em MG. No Sul, Figueirense e Ponte Preta deixaram o placar inalterado.

Como essa semana temos os jogos de ida da Copa do Brasil e Libertadores, teremos jogos mais interessantes e com mais qualidade, assim esperamos. Até a próxima!


sexta-feira, 8 de junho de 2012

Campeonato Brasileiro - Alerta para os paulistas!

Chegamos ao final da 3ª rodada do Brasileirão 2012 e, dos 6 times paulistas, apenas o São Paulo conseguiu uma vitória, na 2ª rodada, contra o Bahia. A que podemos atribuir um desempenho tão pífio? 

Alguns dirão que Corinthians e Santos estão voltados para Libertadores, assim como Palmeiras e São Paulo estão para Copa do Brasil. Ainda assim, é muito pouco para quem tem um elenco qualificado, como o caso do Corinthians e do Santos e São Paulo, com jogadores cedidos à seleção brasileira. O Palmeiras, numa constante derrocada não inspira em seus torcedores maiores alegrias, a não ser que faça um jogo totalmente diferente com o Grêmio. Já Portuguesa e Ponte Preta certamente lutarão para fugir do rebaixamento.

Vale a pena lembrar que o Corinthians foi campeão em 2011 com um aproveitamento de 92% nas 10 primeiras rodadas, ou seja, um bom desempenho nessa parte do campeonato é fundamental, além da vantagem numérica a moral do time se eleva, a torcida comparece em maior número, enfim, cria-se uma atmosfera favorável para que o time faça uma boa campanha, são fatores interdependentes.

Portanto, fica o alerta para que os times paulistas acordem para o Brasileirão, que é campeonato de pontos corridos e não de pontos perdidos.


terça-feira, 5 de junho de 2012

Tigres por metro quadrado - Atualização (já? Pois é...)

Bom, graças à "bagaceirada" que aconteceu ontem com algumas apresentações de grandes exemplares felinos em alguns clubes senti a necessidade de atualizar o ranking, já que as contratações foram, digamos, muito proveitosas:


9 - Cruzeiro (7) Manteve a posição
A raposa mantém a nona colocação, já que não contratou ou dispensou ninguém... ontem. Se realmente se livrar do craque Bobô é capaz d até conseguir sair desse ranking. Se bem que o Roth sempre apronta alguma... Deve aliás ficar nessa colocação no Brasileiro 2012.

8 - Fluminense (8+) Caiu uma posição
O Fluminense deveria se livrar de alguns tigres para sair dessa lista e começar a jogar como um time que vale o investimento. Caiu uma posição mas não por mérito próprio, e sim por uma pataquada na "granja" do Galo...

7 - Botafogo (8++) Caiu uma posição
O Botafogo faz tempo que não serve pra muita coisa. No começo começo dos campeonatos até, com o perdão do trocadilho pífio, coloca um calor, mas é só. Você torcedor que é jovem/ se faz de besta/ tem memória ruim que acha que o San7os é o time do "futebol arte" desde sempre, o Fogão hoje é o San7os antes de 2002...

6 - Bahia (8+++) Caiu uma posição
Mais um beneficiado da ascensão do Galo...

5 - Atlético Mineiro (9) Subiu três posições
Um dos grandes culpados pela atualização do post foi o Galo. O presidente Kalil numa jogada supostamente inteligente resolveu contratar o glorioso Ronaldinho ex-gaúcho/ ex-carioca/ Mineiro. Dizem que seis horas após sua contratação o fera já estaria conhecendo a noite mineira com Jô, o Super Shock.
Após ver a incrível contratação do R10, Malvo até concordou que o Kalil é como ele, um gênio retardado...


4 - Inter (10) Caiu uma posição
O Colorado tem o potencial de com uma transferência perder um tigre e atrapalhar a vida do co-irmão tricolor. Segundo o globoesporte.com, o time do comandante Luxa teria sondado o empresário do Chapeleiro Louco, Sandro Silva. Acho esse tipo de negociação incrível... incrivelmente esdrúxula.

3 - Vasco (11) Caiu uma posição
Pra não dizer que o Vasco não é mais vice na lista, conseguiu ser o vice em times que tem 11 tigres no plantel... Se conseguir despachar o Eder Luis para o Palmeiras, como insinua o globoesporte.com, pode melhorar a contratação. Contratou um tal de Abuda. Não, não é aquele que surgiu no Corinthians e que o Citadini dizia ser bom. Esse está jogando, como diria um amigo, de forma fantástica no Oeste.

2 - Grêmio (11+) Subiu duas posições
Disse no post anterior que se o Grêmio seguisse nessa toada ultrapassaria o irmão de Porto Alegre. Ultrapassou. Com a chegada de Fábio Aurélio (aqueeeeeeele) e Zé Roberto, o imortal chega a segunda colocação de nossa lista com onze tigres. O plus se deve ao esforço pela tigralização. Pensar em contratar o Sandro Silva só pode fazer parte do "pojeto" do "pofessô"... Reformulo, nessa toada pega a liderança do Flamengo.

1 - Flamengo (11++) Manteve a posição
Realmente "Flamengo é Flamengo". O Zinho assumiu a bucha de ser diretor e disse que a bagunça acabou. Aí, na tarde de segunda, o Adriano começa a fazer fisioterapia no Ninho do Urubu. Aposto um suco daqueles de corante que vinha no fusquinha e na arminha que em agosto o Imperador da cachaça está assinando contrato de "produtividade" e tirando foto com a "mais querida" Patrícia Amorim. Quer mais plus que isso?

Menção Honrosa - A Fazenda
Só faltou o Ronaldinho Mineiro. Sylvinho Blau-Blau e Gretchen é demais pra minha cabeça, fora a fulana que já fez milhares de plásticas. Acho que no próximo ano a sede da Fazenda pode ser na Gávea. Que tal um indulto para o goleiro Bruno?

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Eurocopa 2012


O segundo campeonato de seleções mais importante do mundo começa essa semana. Dia 08 de junho, as 18h, será dado o pontapé inicial. O jogo de abertura será entre um dos países-sede a Polônia, contra a penúltima campeã européia que foi a Grécia. Além da Polônia, Ucrânia é o outro país que sediará parte dos jogos da competição.

O regulamento é simples: dezesseis seleções, divididas em quatro grupos, com quatro equipes cada um. As duas melhores equipes de cada grupo se classificam para as quartas-de-finais, em jogos únicos e daí até a grande final, no dia 01 de julho em Kiev, na Ucrânia.

Aqui fazemos um balanço de cada um dos grupos e palpites de classificados:

Grupo A
Time                           Posição na FIFA                    Craque do time
Polônia                                    65                               Lewandowski
Grécia                                     14                               Kostas Katsouranis
Rússia                                     11                               Arshavin
Republica Tcheca                    26                               Petr Cech

É um grupo complicado de fazer alguma previsão, porque apesar da Polônia ser a pior ranqueada pela FIFA, joga em casa e com apoio da torcida, além de contar com bons jogadores jovens que fazem sucesso nas ligas européias. A Grécia é um time que joga retrancado e no contra-ataque e foi a campeã em 2004. A Rússia tem revelado bons jogadores e tem uma liga nacional bastante forte e tem tido times competitivos nas copas européias. A República Tcheca sempre teve o estigma de possuir boas equipes e que joga um futebol agradável de ver, mas não tem tido sucesso nos torneios que disputa. Palpites: Rússia e Polônia.

Grupo B
Time                           Posição na FIFA                    Craque do time
Holanda                                  04                               Van Persie                              
Dinamarca                               10                               Eriksen
Alemanha                                02                               Schweinsteiger
Portugal                                   05                               Cristiano Ronaldo

É o chamado grupo da morte desta Eurocopa. Nunca, em nenhum torneio oficial de seleções, caíram em um grupo seleções tão bem ranqueadas. A Holanda foi vice-campeão mundial e conta com inúmeros craques que a sempre credenciam ao título. A Dinamarca causou péssima impressão após uma derrota para o Brasil, em amistoso realizado semana passada. A Alemanha vem credenciada como favorita, contando com um ótimo trabalho que vem sendo realizado desde as eliminatórias para a Copa de 2010. E por fim, Portugal deposita em Cristiano Ronaldo e sua temporada espetacular pelo Real Madrid, todas as esperanças de conquistar a Europa pela primeira vez. Palpite: Alemanha e Holanda.

Grupo C
Time                           Posição na FIFA                    Craque do time
Espanha                                  01                               Xavi
Itália                                        12                               Balotelli
Irlanda                                     18                               Robbie Keane
Croácia                                   08                               Danijel Pranjic

Não há o que se falar da Espanha: campeã européia e mundial. A Itália sempre tem de ser apontada como favorita; no entanto, o escândalo envolvendo apostas e resultados manipulados por jogadores podem atribular o ambiente e prejudicar a Azurra. A Irlanda vem de um bom trabalho e joga em um ferrolho e apostando em contra-ataques e vai dar trabalho para os adversários. Por fim, a Croácia que herdou o bom futebol da antiga Iugoslávia e já surpreendeu em Copas do Mundo. Palpite: Espanha e Irlanda (zebra da primeira fase).

Grupo D
Time                           Posição na FIFA                    Craque do time
Ucrânia                                   49                               Shevchenko
Suécia                                     17                               Ibrahimovic
França                                     16                               Ribery
Inglaterra                                 07                               Rooney

A Ucrânia também possui bons campeonatos e equipes que fazem boas campanhas nos campeonatos europeus; muito bem estruturada no jogo defensivo, conta com o experiente Shevchenko (que se aposentará ao fim da Euro) como diferencial para uma boa campanha. A Suécia já deu trabalho ao Brasil em duas Copas do Mundo e sempre teve bons jogadores em sua seleção; ultimamente não tem tido bons resultados em torneios internacionais. A França é sempre um time que chega como quem não quer nada e acaba surpreendendo; apesar de não viver mais seus tempos áureos é uma equipe a ser observada. A Inglaterra quer voltar a ser grande e conta com um selecionado cheio de estrelas; no entanto, não contará com Rooney que cumprirá dois jogos de suspensão e pode prejudicar o English Team. Palpites: França e Inglaterra.

Após o fim da primeira fase, voltaremos a falar da Euro-2012, conferindo os palpites, os enfrentamentos nas quartas-de-finais, e os palpites para os jogos.

domingo, 3 de junho de 2012

Tigres por metro quadrado

Seguindo o gancho "animal" do último post, passo agora a tentar uma análise dos "tigres" por metro quadrado nos times da primeira divisão do campeonato brasileiro de 2012.
Primeiramente, o que ou quem são os jogadores que podemos denominar de "tigres"?
Seguindo uma definição da gloriosa Wikipédia, "o tigre (Panthera tigris) é um mamífero da família dos Felinos ou Felídeos. É um dos quatro 'grandes gatos' do gênero Panthera". Essa seria exatamente a definição que procuramos? Não. Mas já temos uma pequena ligação. Pantera. Não, nada a ver com a "Mulher Pantera". Prossigamos.
A definição encontrada online no "Dicionario Informal" se encaixa no nosso caso: "conjunto de pessoas de baixo nível (não necessariamente econômico). O termo pode ser substituído por 'chinelagem', 'bagaceirada', 'rafuagem'". Perfeito. Assim, o jogador "tigre" seria aquele que não "honra" direito o clube, que não cumpre com os treinos regularmente, falastrão, rodado... Um bom exemplo: Donizete Pantera. Parece que esse cidadão já era predestinado quando escolheu a alcunha. Passou por 13 times, incluindo o Tigres, do México, em 2000.

O Pantera só por comemorar os gols "felinamente" e tirar a foto acima, já merece o título de tigre. 

Bom, mas qual então seria o time que ostenta a maior "tigrada"? Como exemplo de "chinelagem" apresento um Top 9:

9 - Cruzeiro (7)
Um time que tem Bobô (aqueeeeeele) não poderia ficar de fora. A tigrada criada em Belzonte chega a 7 exemplares: Bobô, Souza, Roger, Marcelo Oliveira, Tinga (pois é), Alex Silva e Leandro Guerreiro. Um meio campo com Leandro Guerreiro, Tinga, Souza e Roger mete muito medo... na torcida celeste.

8 - Atlético Mineiro (8)
Por muito pouco o Galo ficou "melhor" colocado que o co-irmão. O plus alvinegro foi graças a animação e às cismas do técnico Cuca, que não permite, por exemplo, que o ônibus do time dê ré com os atletas dentro, já que tal prática traria má sorte. Porém, os grandes artistas que garantiram a posição graças à felinidade foram: Triguinho, Jr. César, Richarlyson, Mancini, Dudu Cearense, L. Donizete, André e Jô.

7 - Fluminense (8+)
O time tricolor conta com 8 tigres em seu elenco: Rafael Sobis e Moura, Thiago Neves, Jean, Edinho, Carleto, Leandro Euzébio e Gum. O tigre alfa desse bando me parece ser o Thiago Neves, que está mais rodado no Rio de Janeiro que uma Ford Belina.

6 - Botafogo (8++)
A estrela solitária assim como seus amiguinhos do RJ está entre os 9 "mais". Marcio Azevedo, Fabio Ferreira, Marcelo Mattos, Maicosuel, Elkeson, Andrezinho, Fellype Gabriel e Vitor Jr. garantem o sexto lugar. O desempate com o Fluminense, já que ambos possuem 8 felinos, se deu graças a Fabio Ferreira cabelo de vassoura e  Fellype Gabriel, que já foi chamado de Kaká do Canindé em sua passagem pela Portuguesa.

5 - Bahia (8+++)
Marcelo Lomba, Coelho, Gerley, Morais, Zé Roberto "Cachaça", Lulinha, Souza e Junior "Diabo Loiro". Esse mal precisam explicação para o desempate mas vamos lá. Goleiro, os dois laterais, três meias e dois atacantes. O Bahia está nessa posição no ranking porque esses atletas são na maioria dos jogos todos titulares.

4 - Grêmio (9)
O forte do "imortal" sempre foram os jogadores mais voluntariosos. Parece que com o "pojeto" do comandante Luxa a coisa virou. Zé Roberto, aquele que jogou no San7os está chegando. Victor, Gabriel, Pará, Gilberto Silva, Léo Gago, Marquinhos, André Lima, Kleber e Marcelo Moreno já estão contabilizando 9 na tigrada tricolor. Nessa toada é bem capaz de ultrapassar em pouco tempo o irmão colorado. E ainda tem o Emerson na comissão técnica...

3 - Inter (10)
Muriel, Bolivar, Indio, Kleber, Nei, Giñazu, Sandro Silva, D'Alessandro, Dagoberto, Gilberto.
Caso parecido com o do Bahia, com a diferença de que alguns desses tigres resolvem. Fernandão é diretor... Dá pra levar a sério?

2 - Vasco (11)
Como não poderia ser diferente, o Vasco foi vice. Juro que não foi proposital. Quando vi que seria um top 9, já no final do post e estava reescrevendo as posições vi o acontecido. Prass, Renato Silva, Thiago Feltri, Fagner, Nilton, Eduardo Costa, Felipe, Diego Souza, Carlos Alberto, Eder Luis e Alecsandro. Merecido. Contra o Corinthians pela Liberta chegou um momento em que 8 desses feras estavam juntos em  campo. Chega a dar dó do Juninho Pernambucano que cansou no jogo, já que teve que levar essa alcateia a reboque.

1 - Flamengo (11+)
"Flamengo é Flamengo". Só isso já justifica a medalha de ouro. O time pelo jeito tem a filosofia da "rafuagem" no estatuto do clube e em uma placa na sala da inigualável Patricia Amorim. Dos tigres que fazem alguma coisa pelo time apenas Vagner Love se salva. Esse aliás é tigre apenas no estilo de vida, já que não é tão falastrão ou irresponsável nos treinamentos. O caso MSI/Corinthians, quando o "artilheiro do amor" chegou a dar coletiva como contratado, também contribui. Segue a lista completa da tigrada do "mais querido", o "maior do mundo" em relação à felinidade. Felipe, Léo Moura, Airton, Ibson, Deivid, Renato, Maldonado, Diego Mauricio "Droguibinha", Negueba, Kleberson, Vagner Love. Só não conseguiu ser mais lider ainda porque o Ronaldinho foi embora...

Menção Honrosa - Barueri
Thiago Gentil, Jorge Preá, Marcelinho Paraiba, Alê, Ronaldo Angelim, Fernando (irmão do Carlos Alberto), Tadeu (ex-Palmeiras) e Jobson. Sem mais.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Uma verdadeira Arca de Noé

O futebol, esporte que move paixões, está intimamente ligado à nossa Mãe Natureza. Como? Já reparou na quantidade de termos ligados ao futebol que se relacionam com animais e afins? Grande parte dos times tem animais como mascotes, assim como a própria torcida: porco, gavião, etc. Jogador que altera sua idade para jogar é: gato. "A bola foi onde a coruja dorme, sem chances para o goleiro!" 

Defesa fácil transformada em gol é o frango e assim por diante. Falando nisso, quantos jogadores com nomes e apelidos de animais você conhece? Dá para formar uma seleção, não é mesmo? Vamos citar alguns:

  1. Emerson Leão, goleiro em vários times e hoje técnico do São Paulo
  2. Pavão, lateral-direito do São Paulo no time de Telê Santana
  3. Pavão, (sim, de novo) zagueiro do Flamengo e Santos
  4. Formiga, zagueiro de Santos, Palmeiras e Cruzeiro
  5. Paulo Roberto Falcão, meio-campo do Internacional, hoje técnico do Bahia
  6. Bezerra, zagueiro/lateral-esquerdo do São Paulo campeão brasileiro de 1977
  7. Mané Garrincha, cujo apelido era homenagem a um passarinho
  8. Roberto Cavalo,destacou-se no Vitória, vice-campeão brasileiro em 1993
  9. Alexandre Pato, atacante revelado pelo Internacional
  10. Paulo Henrique Ganso, o armador do Santos
  11. Lulinha, hoje está no Bahia
No banco de reservas ainda temos Aranha, Coelho, Valter Minhoca, Régis Pitbull e Jorge Preá.

Conhece mais alguém? Manda pra gente! Até a próxima!!!