AFMP, correspondente internacional diretamente de Osasco:
Existem fatos que perpassam o futebol que muitas pessoas ignoram ou fingem não perceber. Isso é muito triste. "Trágico" como diria o Sr. Omar, de "Todo Mundo Odeia o Chris". Ao mesmo tempo em que se criam milhares de factóides para a venda de notícias, muitos analistas do esporte bretão deixam algumas cosas muito claras escaparem.
Qual seria essa verdade incoveniente? O temor que a campanha do Todo Poderoso Timão está causando. Com um trabalho muito consistente do técnico Tite em que a posse de bola e a solidez defensiva são valorizadas, o Corinthians vem assustando e fazendo os técnicos de todo o mundo repensarem seus esquemas táticos.
Correm rumores que a queda de André Vilas Boas do comando técnico do Chelsea teria a ver com a boa campanha de Tite no campeonato paulista, o qual, jogando com os reservas, o Corinthians terminou em primeiro.
A bem da verdade é que além da terra da Rainha, a terra do Rei, a Espanha, também tem sofrido com as comparações de seus times com o Corinthians. A queda de rendmento é visível. Tanto o Real Madrid de Mourinho quanto o Barcelona de Guardiola desde a fase de classificação jogam um futebol burocrático na Champions. Segundo especialistas, em duelos simulados com o Deportivo Táchira, o time merengueganharia por 3 gols a 0 e o time catalão derrotaria os venezuelanos por 4 a 1. Resultados muito diferentes dos 6 tentos anotados pelo time de Parque São Jorge.
Na Alemanha o Borussia que não sente tamanha pressão, já que não corre o risco de enfrentar o Corinthians nesse ano porque está fora da Champions, foi campeão.; Já no Munique, Ribéry e o Robben explicitam sua apreensão, essa semana promovendo um caso de desinteligência ou "C-04" (charles zero quatro) na línguagem técnica policial.
Muitas vezes mudanças no estilo de jogar futebol não refletem em títulos, casos de Holanda - 74 e Brasil - 82/86. O futebol apresentado pelo Timão nesse ano passa muito longe do chamado "futebol arte", aquele modo em que os jogadores prezam pela técnica aplicada não de forma objetiva e pelas jogadas em que a beleza estética se sobrepõe ao que move o futebol e seus torcedores: títulos. Na régua imaginária em que na direita está o futebol arte e na esquerda o futebol de resultado, o Corinthians se encontra muito mais à esquerda.
Pano Rápido: Agora a pouco o estilo de jogo do técnico Tite mostrou mais uma vez sua força. Inspirado pelo duelo Corinthians e Ponte Preta no domingo passado, no jogo Barça X Real o time merengue com o mesmo resultado, diga-se de passagem, abriu 7 pontos de vantagem em relação aos grenás no Brasileirão deles, a liga BBVA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário